terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A árvore de natal

Hoje o calendário do advento dizia que era dia de montar a árvore de natal e enfeitar a casa.
E se a ideia do calendário era "motivar", também importa cumprir.

Em Outubro ou início de Novembro tinha perguntado a MR. Rabbit se me podia fazer uma árvore em madeira.
E agora vocês dizem: "tão cedo, então o espírito de natal não andava fugido?"
Sim, na verdade ainda ando à procura dele (do espírito), mas quando me cheira a bricolage e coisas giras e diferentes do instituído a coisa muda de figura, se fosse assim,para mim era natal todos os dias.

Mr. Rabbit assentiu. E eu não parei de moer até ver a madeira cá em casa.
Uma palete, alguns pregos, um esquiço num envelope e nasceu a nossa árvore.
Mr. Rabbit dizia que à cor natural estava fixe, mas eu apresentei-lhe a lata de tinta e o João ajudou em tudo, claro. Afinal havia martelo, pregos, pincéis.

Hoje foi dia de a enfeitarmos. A janela do calendário foi aberta de manhã e o João insistiu o dia todo que não queria esta árvore, que para enfeitar tínhamos a outra de ramos verdinhos.
Depois de ouvir "não" mais vezes do que o aceitável e de tentar convencê-lo que a mãe e o pai queriam esta árvore, que era mais bonita e tinha mais valor porque fomos nós que fizemos, que era diferente e tinha sido feita de material reutilizável e que o importante mesmo é o símbolo. "Não" - repetiu.

Ok, não haveria árvore cá em casa e o pai natal não aparece em casas onde não há árvore, toda a gente sabe disso - foi este o meu último trunfo.

Luz verde. Veio a árvore nova e os enfeites, as luzinhas e o presépio de sempre.

Já parece mais natal cá em casa mas muito pouco dentro de mim.

E lembrem-se, é muito feio enganar as criancinhas com cenas sobre o pai natal, mas mais importante ainda, os gostos também se educam.

P.S. Obrigada a Mr. Rabbit por me ajudar a concretizar os sonhos. Aos maridos e namoridos que andam por aí cabisbaixos, façam o favor de arregaçar as mangas, é muito fácil e muito barato.

Material:
- 1 palete (em alternativa podem comprar uma tábua no maxmat e pedem para cortar à medida, chegam a casa e é só montar como se fossem legos);
- pregos;
- tinta (usamos esmalte aquoso branco).

Sem comentários: