terça-feira, 1 de dezembro de 2015

calendário do advento

Este ano o meu espírito natalício não anda à solta e se não fosse pelos miúdos acho que ia fazer uma cura de sono.
Chegou Dezembro e não temos árvore montada (vamos lá ver se será na próxima semana), nenhum enfeite pela casa e prendas nem vê-las (só a lista do miúdo e prendas de aniversário graças ao pai da criança).
Mas faço por contrariar a tendência e como queria contaminar o ambiente cá em casa com mais ânimo e menos ansiedade (para mim e para as crianças), lembrei-me que seria bom fazer um calendário do advento.

Só que lembrei-me disto muito em cima do dia 1 de Dezembro (lembrei-me a 29 de Novembro, bahhhh) e por isso ficou tudo muito em cima do joelho e com um aspecto muito tosco. O que interessa é a intenção e vou  contar-vos tudo.

O calendário do advento, para quem não sabe, faz a contagem decrescente até ao nascimento do menino Jesus (24/25 de Dezembro) e na versão religiosa da coisa estas são semanas de alegria em que nos preparamos para o nascimento do filho de Deus e promover a fraternidade e a paz. Ámen. Tudo o que não acontece nesta altura do ano.

Mas vamos lá a isso. Como não tinha tinteiros na impressora, usei o que tinha e fiz tudo com as mãozinhas, como antigamente. O João colaborou pouco, porque quando vê a guilhotina o mundo dele pára e prefere ficar minutos a cortar papel e partes ínfimas que depois andam espalhadas pelo chão.



Cartolina, papel de cor, papel autocolante (pode ser papel normal e depois colam), cortadores (se não tiverem destes cortem com tesoura ou usem aqueles de formas tipo flor), marcadores, cola e mãos à obra.
O pior foi mesmo com a interior das janelas, já vos disse que este ano o natal não está a bater cá dentro não foi? Então como escrever coisas inspiradoras se não as sinto? Oh bolas, mas a ideia não era ficar a sentir? Ok, "hoje é dia de não fazer nenhum, empaturrar-me de bolachas e ao jantar há macdonalds", Ooooops, acho que não é esta a ideia. Vamos pensar nas crianças a ver se o espírito desce. "Que Deus me dê saudinha para vos aturar, de contrário enlouqueço."

E assim nasceu o calendário do advento. Tem poucas imagens no interior das janelas, é mais texto, mas para o ano será melhor (ou não, ou não).


Estrelas de origami para alegrar a coisa (e porque é mesmo disto que eu gosto e me limpa a cabecinha). Aprendam a fazer aqui.
Pelo caminho até ao Natal, temos o aniversário do João, que está assinalado com outra cor (azul para os distraídos), precisamente para destacar e esta foi a mensagem mais fácil.

Hoje já abrimos a primeira janelinha e dizia "Hoje é dia de cantarmos os parabéns à Maria Rita que faz 5 meses".

Mais algumas frases que lá estão escondidas:
- hoje é dia de lermos uma história de natal;
- hoje é dia de escrevermos a nossa história de natal;
- hoje é dia de vermos um filme sobre o nascimento de Jesus;
- hoje é dia de montarmos a árvore de natal e enfeitar a casa;
- hoje é dia de visitar o Museu de Penafiel com a escola (há que aproveitar as actividades escolares também!).

Há algumas relacionadas também com o aniversário, para não esquecer que este é também o mês dele.

Sem comentários: